19/06/2017

Carrefour é notificado por imprecisão em anúncio de preços e pode ser multado

Hipermercado será multado em uma valor que pode chegar a R$ 9 milhões

Escrito por: Yahoo Notícias

O Procon-SP notificou o hipermercado Carrefour de São Vicente, no litoral paulista, pelo uso de anúncio impreciso sobre preço dos produtos. Antes, a situação ganhou repercussão na internet porque muitos usuários compartilharam fotos do cartaz que induzia ao erro.

Um anúncio coloca em destaque o valor R$ 3,98 para o amaciante Fofo, mas explica, em texto menor, que esse é o preço de um litro do produto. Na verdade, o recipiente com cinco litros sai por R$ 19,90. A indução ao erro chamou a atenção das autoridades, que foram averiguar.

A unidade do Procon no município notificou a empresa, que terá 15 dias para se manifestar. Caso a resposta não seja considerada adequada, o hipermercado será multado em uma valor que pode chegar a R$ 9 milhões, segundo o jornal “O Globo”.

“A necessidade de informação de preço de forma clara e adequada está presente no decreto federal 5.903/2006 e no artigo 33 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Quando a indução ao erro está no panfleto esse problema se torna ainda mais grave, pois aí é caso de propaganda enganosa, e a multa é bem maior”, disse o diretor de Fiscalização do Procon-SP, Osmário Vasconcelos, ao Globo.

Ao jornal, o Carrefour informou que o episódio foi um fato pontual e que a sinalização foi corrigida de pronto. A empresa comunicou ainda que prestou todos os esclarecimentos.

Última atualização: 19/06/2017 às 13:31:29