08/01/2018
PIS/PASEP

Pagamento do PIS/PASEP

Começa nesta segunda-feira, 8, o saque do fundo PIS/Pasep para mulheres a partir de com 62 anos e homens a partir de 65 anos. A partir de 22 de janeiro, será feito o crédito em conta corrente para quem tem mais de 60 anos, em contas do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. O dinheiro desse depósito para quem tem a partir de 60 anos poderá ser sacado em 24 de janeiro.

Aposentados, pessoas com mais de 70 anos e herdeiros de cotistas falecidos podem realizar o saque a qualquer momento. Têm direito ao saque 12,5 milhões de trabalhadores.

Confira o calendário:

8/1 - começam saques para mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos

22/1 - crédito na conta corrente de pessoas a partir de 60 anos com conta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil

24/1 - saque para pessoas a partir de 60 anos

Qualquer data - aposentados, idosos com mais de 70 anos e herdeiros de cotistas falecidos podem sacar a qualquer momento, sem seguir calendário.

Os saques a serem realizados a partir de 24 de janeiro beneficiam mais de 4,5 milhões de pessoas e movimentam R$ 7,8 bilhões.

Esta nova etapa de saques é possível em razão da MP 813/2017, lançada pelo governo no fim de 2017 e que reduziu a idade mínima para o saque das cotas do PIS/PASEP para 60 anos, tanto para os homens quanto para as mulheres.

Quem pode sacar

Tem direito às cotas do PIS/PASEP o trabalhador cadastrado no Fundo entre 1971 até 4 de outubro de 1988 e que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação.

Homens e mulheres a partir de 60 anos passam a ter direito ao saque.

Herdeiros podem comparecer a agência da Caixa ou do Banco do Brasil com documento de identificação e outro que comprove a condição de beneficiário de herança para realizar o saque.

Consulta

Veja se você tem saldo disponível para saque nos sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep

Formas de pagamento e documentação:

O saque PIS/Pasep será autorizado após a confirmação do direito nas agências bancárias.

No caso do PIS, pagamentos de cotas até R$ 1,5 mil podem ser realizados em máquinas de autoatendimento da Caixa apenas com a Senha Cidadão. Já com Cartão Cidadão e Senha Cidadão, o saque pode ser feito nas Unidades Lotéricas e Caixa Aqui, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.

Os saques até R$ 3 mil podem ser feitos no Autoatendimento, Unidades Lotéricas e Caixa Aqui com Cartão do Cidadão, Senha Cidadão e documento de identificação oficial com foto.

Valores acima de R$ 3 mil devem ser sacados nas agências, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.

O saque das cotas do Pasep pode ser feito nas agências Banco do Brasil, com apresentação de documento de identificação oficial com foto.

No BB, para aqueles que possuem saldo de cotas no valor de até R$ 2,5 mil, está disponível solução para envio de TED para outra instituição financeira, sem custos, pela internet (www.bb.com.br/pasep) ou pelos terminais de autoatendimento do Banco.

Canais

Atendimento PIS
- Pelo site www.caixa.gov.br/cotaspis
Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

- Terminais de Autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão

- Internet banking para correntistas da Caixa, na opção "Serviços ao Cidadão"

- Serviço de Atendimento ao Cliente: 0800 726 0207

Pasep:

- Pelo site www.bb.com.br/pasep
Informações sobre calendário de pagamento, documentação necessária para saque, existência de saldo.

Central de Atendimento BB: 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades)

O saque poderá ser realizado pelo representante mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque de valores do PIS/PASEP.

Fonte: Redação O POVO Online

Última atualização: 08/01/2018 às 12:56:40