25/04/2018

Diretoria do Sindicato participa de Curso de Formação Política e Sindical

“Um mais um é sempre mais que dois”. A frase do cantor Beto Guedes retrata bem o que foram os dois dias do Curso de Formação Politica e Sindical promovido pela diretoria do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, que aconteceu nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Formação, Cultura, Esporte e Lazer, em Caucaia.

O curso teve como facilitador o professor Helder Molina, mestre em Educação, doutor em Políticas Públicas e professor da Faculdade de Educação da UERJ. O objetivo foi estudar e conhecer a história da organização sindical no Brasil e no Ceará, discutir as ações sindicais de base diante da reforma trabalhista e analisar a atual conjuntura econômica e social e os desafios do movimento sindical no contexto do golpe e da onda de fascismo que toma contra do País.

Durante o primeiro dia, os sindicalistas debateram a história do sindicalismo e a concepção, estrutura e organização sindical voltada para o universo da categoria comerciária. No segundo dia foram debatidas ações sindicais englobando a reforma trabalhista e a nova estrutura sindical, além de análise da conjuntura sócio econômica e politica do Brasil. Temas como cidadania, defesa da democracia, direitos sociais e participação política também enriqueceram os debates.

“O dirigente sindical não é só para lutar por salários, mas para lutar por cidadania. Não queremos só as migalhas do prato, mas devemos lutar pela mesa farta que o capital tem”, analisou o professor Helder Molina, ressaltando que os sindicatos são o resultado e o futuro de cerca de 100 anos de luta da classe trabalhadora e são os verdadeiros fiadores da democracia, pois sem os sindicatos, ela fatalmente não existiria.

Fonte: Sindcomerciários
Última atualização: 25/04/2018 às 20:48:51